Principal
Feriado de 21 de abril
Comércio de Ipatinga fica fechado
19/04/2024
Datas Comemorativas
Comerciários podem trazer sugestões sobre negociação do ...
17/04/2024
SECI assina Convenção de Feriados
Negociação garante remuneração extra e folgas em alguns ...
05/04/2024
06/04/2022

“Temos que abrasileirar o preço do combustível”
Petroleiro explica os prejuízos que política atual de preços traz à população

Google Imagens
I014260.jpg

Não é só o valor do litro na bomba de gasolina que tem assustado o trabalhador brasileiro. O aumento nos preços dos derivados do petróleo tem provocado aumentos abusivos também na hora de abastecer o carrinho do supermercado. Para saber mais sobre os porquês desse reajuste no preço dos combustíveis e a interferência desse aumento na inflação, o Informativo Comerciário de abril traz essa pauta como destaque da edição. Conversamos com três especialistas no assunto que nos explicaram como tem funcionado a política de preços adotada pela Petrobrás e apontaram saídas para o controle desses aumentos. 
 
Esta é a segunda da série de três entrevistas. Conversamos com Tezeu Bezerra, Coordenador Geral do Sindipetro-NF e dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
 
Informativo Comerciário – A guerra na Ucrânia interfere no preço dos derivados do petróleo que consumimos, como gasolina gás de cozinha e diesel?
A guerra na Ucrânia influencia, mas deveria ter uma influência muito pequena porque nós temos uma capacidade de exploração, refino e distribuição todo nacional, então não deveria influenciar tanto porque apenas alguns produtos que a gente compra são vinculados ao dólar. Não deveria influenciar da forma que influencia. Éramos pra ter um preço nacional dos combustíveis.
 
Informativo Comerciário – Por que os derivados de petróleo têm sido reajustados abusivamente nos últimos anos? 
Desde a saída da presidenta Dilma, o Temer mudou a política de preços e passou a adotar um preço internacional, o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação). Então, com isso, sempre que sobe o dólar, sobe o valor da gasolina na bomba e quando sobe o barril, sobe o valor da gasolina na bomba, isso tá errado. Porque nós temos capacidade de produzir, refinar e distribuir esse combustível em todo o nosso país.  
 
Informativo Comerciário – O Brasil tem petróleo o suficiente para se manter ou depende das importações?
O Brasil tem sim, tanto em produção quanto em capacidade de refino para todo o petróleo. O que acontece: nós produzimos muito mais petróleo do que precisamos então nós exportamos uma boa quantidade e, devido a questão técnica das refinarias nós temos que importar 6% de todo o petróleo que é refinado nas nossas refinarias por um simples fato técnico. Mas a exportação de petróleo cru é bem maior.
 
Informativo Comerciário – Se o Brasil tem tanto petróleo, porque o preço da gasolina é tão caro?
Como está vinculado ao preço do dólar e do barril de petróleo internacional, sem necessidade, só pra beneficiar acionistas, esses aumentos abusivos têm ocorrido pelo simples fato do governo Bolsonaro querer beneficiar os acionistas brasileiros e internacionais que são acionistas da Petrobrás, então é por isso que esses valores de aumento estão tão abusivos.
 
Informativo Comerciário – Quanto a Petrobrás usa da sua capacidade de refino do petróleo?
Em 2014 chegamos a 98% da capacidade de refino das nossas refinarias. Porém, ao longo dos anos e naturalmente para justificar as vendas das refinarias e tudo mais chegamos a um patamar de 70%, mas hoje está em torno de 80%. E o mais absurdo é que, com a guerra da Ucrânia, veio um pedido do governo americano para o governo brasileiro de aumentar a produção nas nossas refinarias e simplesmente o governo aceitou, então essa capacidade de refino existe, só que trabalhamos com as refinarias num percentual menor de produção, de propósito, no governo. Tem subido e estamos em 87% hoje do uso das refinarias.
 
Informativo Comerciário – Por que a Petrobrás tem diminuído o aproveitamento de suas refinarias?
É uma decisão política para beneficiar os importadores. Foi só por isso que tem o beneficiamento dos importadores, porque com o PPI aumentou de em torno de 50 para mais de 400 empresas que importam derivados de petróleo no Brasil. Então isso é uma grande mamata. Inclusive tiveram agentes que saíram do governo para abrir empresas de importação. Isso acontece desde 2016, pós impeachment da Dilma.
 
Informativo Comerciário – A Petrobrás tem perdido espaço para as concorrentes internacionais? Por quê?
Não, a Petrobrás não tem perdido espaço para as concorrentes internacionais. Ela simplesmente tem feito uma opção política de não produzir aqui para beneficiar os importadores internacionais em relação aos derivados de petróleo.
 
Informativo Comerciário – Há um projeto de privatização das refinarias da Petrobrás? O que acontece se forem privatizadas?
Há sim um projeto e existem oito refinarias à venda, na verdade sete agora porque uma já foi vendida, a RLAM, Refinaria Landulpho Alves, na Bahia. A RLAM já provou que é muito pior a privatização. Os derivados de petróleo na Bahia estão em torno de 35% mais caros que no restante do Brasil onde a Petrobrás ainda domina o mercado. Então a privatização é maléfica e ela causa esse aumento nos preços dos combustíveis.
 
Informativo Comerciário – Quando e por que o Brasil adotou uma política de variação dos preços vinculada ao mercado internacional?
Foi em 2016, logo que o Temer assumiu. A Petrobrás tem sido usada simplesmente para beneficiar os acionistas e o motivo é esse. Você faz o Robin Wood às avessas, tira do pobre para dar pro rico.
 
Informativo Comerciário – Isso ajudou ou prejudicou os brasileiros? Influencia nos preços dos produtos de supermercado, por exemplo?
Influencia e muito no preço. Isso prejudicou demais o Brasil porque além de tirar a questão da soberania, você tem um aumento da inflação à medida que aumentam os combustíveis. Lembrando que em 2013 o barril do petróleo bateu em torno de 140 dólares barril e a Dilma tomou a decisão política de manter os preços baixos justamente para que a inflação não subisse. Hoje eles nem sonham em mexer na política de preços, para continuar beneficiando os acionistas.
 
Informativo Comerciário – A adoção do PPI pode ser vista como uma nova forma de colonização do Brasil?
O PPI na verdade é uma nova forma de colonização, está certa a observação, inclusive esse beneficiamento tem uma vinculação direta com os EUA. Nós importamos ao longo dos últimos anos mais de 50 bilhões de reais em diesel americano e enquanto isso nossas refinarias, como eu disse anteriormente, estão com sua capacidade de refino reduzidas. É sim uma colonização para beneficiar as empresas norte-americanas.
 
Informativo Comerciário – Como diminuir o preço dos derivados do Petróleo?
Temos que abrasileirar o preço do combustível. Nós não recebemos em dólar. Dou exemplo sempre do barril de petróleo, ele chegou a 140 dólares. Hoje o nosso custo de produção médio na Petrobrás é menos de 10 dólares o barril. E no pré-sal, nas plataformas da Petrobrás, esse custo é de 2,75 dólares. Então imagina nesses 2,75 você coloca os impostos, os royalites, bota tudo, isso vai para em torno de 20 e poucos dólares. O resto tudo é lucro. Então é muito absurdo o que acontece. O que temos que mudar é isso. Passar a calcular o preço dos derivados do combustível, com nosso custo de produção. Dando lucro para a Petrobrás já que é necessário o lucro para manter investimento, mas lembrando que o principal acionista da Petrobrás é o povo brasileiro.
 
Informativo Comerciário – E quanto à produção de fertilizantes usados no agronegócio, como as decisões governamentais brasileiras influenciam nos preços dos produtos agrícolas que consumimos? É o agronegócio ou o consumidor que paga a conta do aumento no preço dos fertilizantes?
Esse é outro absurdo. Nós tínhamos na Petrobrás um projeto de aumentar suas fábricas de fertilizantes. Nós tínhamos uma em Sergipe, outra na Bahia, outra no Paraná, já funcionando e estávamos construindo mais duas fábricas de fertilizantes e simplesmente por uma decisão política, pós golpe de 2016, onde a presidenta Dilma saiu, o governo decidiu parar com as obras e vender as fábricas de fertilizantes. E dou o exemplo sempre da Fafen Paraná que em 2020 nós fizemos uma greve de 20 dias no Brasil inteiro e simplesmente não mudou a política de venda e parada das unidades. Nós temos hoje uma unidade parada no Paraná, porque não conseguiu privatizar e importamos majoritariamente dos russos fertilizantes hidrogenados para nossa agricultura e pro agronegócio brasileiro. Lembrando que o Brasil é agro e é uma grande hipocrisia a falta de defesa da Petrobrás e das fábricas de fertilizantes nacionais. Influencia e muito nos preços dos nossos alimentos.
 
Informativo Comerciário – Qual a importância da Petrobrás para a regulação dos preços e equilíbrio da renda dos brasileiros? Os ganhos da Petrobrás podem melhorar a vida da população?
A Petrobrás sozinha chegou a investir em desenvolvimento e fazer investimento em pesquisa e obras na indústria que representava mais da metade dos investimentos do Brasil. E simplesmente hoje ela só serve pra dar lucro pros acionistas e os investimentos caíram a um patamar da década de 90. Imenso absurdo o que é feito hoje na Petrobrás, ela tem um papel não só de regular sim os preços e a nível internacional mais de 80% do petróleo mundial é produzido e refinado por estatais, porém aqui no Brasil decidiu-se fazer essa palhaçada do governo de só querer dar lucro pra acionista e deixar o povo na mão. Nós que moramos no estado do RJ vemos o sucateamento, o desmantelamento, foram mais de 100 mil empregos somente nos estaleiros e o que se calcula é que em toda a cadeia produtiva, então nos equipamentos, metalurgia, foram mais de dois milhões de emprego segundo um estudo do Dieese, foram mais de dois milhões de empregos perdidos ao longo dos últimos sete anos.
 
*Entrevista concedida à Helenice Viana no dia 26/03/2022.
 
 

Fonte : Ascom/SECI




Juntos somos fortes!
(SECI)



Av. 28 Abril � 621 � sala 302

Centro � Ipatinga � MG � CEP.35160-004

[31] 3822.1240