Orientações Diversas
-
Documentação comprobatória e assinatura de documentos
O trabalhador deve ler atentamente tudo que a empresa pede para assinar.
A assinatura prova que o funcionário está de acordo com aquele documento.
Assinar algo que não recebeu é ajudar o patrão a recolher provas contra o funcionário. Pois, com isso o trabalhador perde o seu direito de reclamar.
No contracheque e aviso prévio a data deve coincidir com o dia da assinatura.
As solicitações e comunicados à empresa também devem ser por escrito e em duas vias.
Todo trabalhador deve guardar recibos e segunda via de documentos.
A empresa é obrigada a fornecer: uma via do contracheque, do aviso prévio e do contrato de trabalho.
-
Assinatura de advertência
Há casos em que a empresa pede ao funcionário que assine uma advertência, mais conhecida como “balão”. Se o empregado não concorda com o motivo dessa advertência, não deve assiná-la. Caso o trabalhador assine o documento, ele tem direito a uma cópia dessa advertência.
-
Data-base, reajustes salariais e benefícios
A data-base para que os empregados no comércio de Ipatinga tenham reajuste de salários e benefícios é primeiro de outubro. Todos os anos é realizada a negociação entre o SECI e o Sindcomércio para firmarem uma nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). No ano em que não tem nova Convenção (ou em outros períodos fora da data-base) os sindicatos fazem Termos Aditivos (TA) para complementar/renovar a Convenção. Para saber os valores vigentes dos salários, benefícios e percentuais de reajuste, o trabalhador deve consultar esses documentos (CCT e TA) na seção “Acordos e Convenções” do site . Essa informação também pode ser solicitada pessoalmente no Sindicato ou pelo telefone (31)3822-1240.
Se a empresa está descumprindo algum direito, uma das maiores armas do trabalhador é a denúncia. Para isso, o comerciário deve procurar o SECI, seja pessoalmente, por telefone (31)3822-1240, pelo e-mail seci@seci.com.br ou através do Facebook. A denúncia deve conter a razão social da empresa, CNPJ, endereço, telefone, nome do/a proprietário/a, número de empregados e a descrição detalhada da irregularidade. A identidade do denunciante será preservada.