Nesta terça-feira, 05/11, o Movimento de Atingidos por Barragens realiza uma atividade em Mariana (MG) para cobrar justiça pelos nove anos do crime da Samarco, Vale/BHP Billiton. O rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, que matou 19 pessoas, deixou um rastro de destruição social, econômica e cultural em 49 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, atingindo cerca de um milhão de pessoas. Apesar de todo estrago, a reparação, de acordo com o MAB, está sendo negociada sem a participação dos atingidos.
“Os negociadores da Repactuação Rio Doce anunciam que querem assinar ainda este mês um dos maiores acordos de reparação do mundo. Tudo sem participação dos atingidos! As mineradoras buscam a todo custo repassar suas responsabilidades para os governos e enfraquecer as ações internacionais de defesa do direito individual, como a ação da Inglaterra”, informa o MAB Minas Gerais.
Mobilização – É por isso que mais uma vez o MAB convoca todos e todas para participarem de um grande mutirão, nesta terça-feira, em Mariana (MG). O SECI, como um dos movimentos parceiros de lutas, estará presente nessa atividade. Afinal, é preciso denunciar todos os processos que representem perdas para o povo e reforçar as fileiras daqueles que lutam por justiça social e dignidade, em defesa da vida.
Divulgação MAB