Ascom/SECI
A cada dia, em torno de 35 brasileiros tiram a própria vida. Esses são dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o estudo, ocorreram 12.895 casos de suicídio em 2020, ou seja, quase 6% da população. Outro levantamento feito pela insurtech brasileira Azos, que analisou o período de 2014 a 2019, indica que a maior incidência de mortes por suicídio acontece entre os jovens de 21 a 30 anos. São dados que colocam o Brasil em posição de alerta, já que é o segundo país com mais casos, perdendo apenas para os EUA.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que há formas de prevenir o suicídio em 90% dos casos. É nesse sentido que a Campanha Nacional do Setembro Amarelo aparece como uma atividade fundamental. Como esse é um grave problema de saúde pública, são necessárias várias ações e políticas para contribuir na prevenção.
A campanha foi iniciada no Brasil em 2015. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha é inspirada na história de Mike Emme, um jovem de 17 anos, que cometeu suicídio em 1994, nos EUA. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, ao se despedirem dele seus pais e amigos fizeram, no seu funeral, cartões amarrados em fitas amarelas com mensagens de apoio à pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais assim como Mike. Entre você também nessa campanha pela vida! Juntos somos fortes!
#SetembroAmarelo
#SaúdeDoTrabalhador
#LutaPelaVida
#SeciNaLuta
#JuntosSomosFortes