Principal
Centrais sindicais têm projeto unificado
Em defesa do desenvolvimento, reindustrialização e empregos
15/01/2021
Janeiro Branco
Campanha aborda saúde mental e emocional
13/01/2021
Reajuste do mínimo abaixo da inflação
Governo Bolsonaro abandonou política de valorização do ...
13/01/2021
13/01/2021

Janeiro Branco
Campanha aborda saúde mental e emocional

google Imagens
I014028.jpg

Para muitas pessoas o início de mais um ano é como uma folha em branco. É o momento de se inspirar, traçar novas metas, mudar trajetórias e fazer planos. Assim, aproveitando todo o simbolismo desse mês, surgiu a Campanha Janeiro Branco como o momento de refletir sobre as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e instituições humanas. 
 
Criada em janeiro de 2014, a Campanha chega em sua 8ª edição com a importância redobrada devido ao período de pandemia. Estudos apontam que a pandemia do Covid-19 agravou vários problemas relacionados à saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 93% dos serviços essenciais de Saúde Mental foram interrompidos em todo o mundo ao mesmo tempo em que houve uma maior procura por esses serviços. Segundo informações da Campanha, o Brasil é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios. E na primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde foi detectada ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo. Outro estudo, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com 12.000 pessoas de 33 países da América Latina e Caribe (30,8% eram brasileiros), revelou que 35% dos entrevistados relataram aumento na frequência do comportamento de beber de forma excessiva e em um curto período de tempo - situação que pode desencadear sérios problemas em relação à Saúde Mental dos envolvidos. Além disso, também não faltam estudos sobre a ampliação das violências domésticas, do abuso infantil e do adoecimento emocional por parte de jovens e de idosos submetidos ao isolamento social.
 
Para Leonardo Abrahão, psicólogo idealizador da Campanha Janeiro Branco, “2020 foi um ano de provas, de desafios e de revelações em relação à Saúde Mental de todas as pessoas do mundo”. Isso reforça a missão da Campanha, no sentido de mobilizar a humanidade a fazer um pacto pela Saúde Mental “em que todas as pessoas se comprometam com a ideia de que ‘todo cuidado conta!’ quando o objetivo é a criação de condições para vidas mais saudáveis e melhores para todo mundo”, afirma.
 
O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas. Mais informações no site janeirobranco.com.br.
 

Fonte : Ascom/SECI







Av. 28 Abril • 621 • sala 302

Centro • Ipatinga • MG • CEP.35160-004

[31] 3822.1240