Principal
Campanha do Laço Branco
Mulher, tem que ser respeitada!
30/11/2021
Provas do Enem
Trabalhadores tem abono de falta
19/11/2021
SECI conquista reajuste para os comerciários
CCT foi assinada nesta quinta
19/11/2021
30/10/2021

Dia dos Comerciários
Comércio é lugar de excelentes profissionais

Júnior - Art Publish
I014192.jpg

Você, comerciária e comerciário, se considera profissional do comércio? O SECI enxerga você assim. Só quem é profissional consegue lidar com tantas dificuldades e manter a excelência naquilo que faz. É essa excelência que vemos nos trabalhadores da nossa categoria. Aqueles que recebem os clientes com muita simpatia. Abrem caixas, fecham caixas, dobram e desdobram peças e mais peças, reviram araras e bancas só para encontrar o que mais agrada o cliente. Sobem e descem escadas correndo para pegar produtos no estoque ou fazer as entregas. Carregam e descarregam caminhões, repõem mercadorias. Alguns trabalham em domingos e feriados. Fazem questão de levar as compras até no carro. Capricham na limpeza da loja. Abusam da criatividade na disposição dos produtos na vitrine. Sabem explicar o benefício daquilo que vendem, indicando o que melhor atende ao cliente, sem ser necessariamente o que lhe garantirá a melhor venda. Intercedem junto ao gerente por mais desconto ou maior parcelamento. É uma excelência que faz com que cada cliente se sinta único e compre até sem ter intenção. É o profissional que extrapola suas atribuições, vira conselheiro de moda, amigo e até psicólogo para ouvir com paciência os desabafos do cliente. Tudo isso com um belo sorriso no rosto, sem sair da linha, mesmo que seu mundo esteja desabando.
 
É esse o profissional que celebramos no dia 30 de outubro. A data comemorativa foi oficializada em 2013 pela Lei 12.790. Essa lei regulamentou a profissão de comerciário, uma reivindicação histórica da categoria. O dia foi escolhido porque em 30 de outubro de 1932 foi publicado o Decreto-Lei 4.042, que reduziu a jornada de trabalho de doze para oito horas diárias. Essa conquista só foi possível graças a uma manifestação que ficou conhecida como “Passeata dos cinco mil”, onde os trabalhadores no comercio marcharam em direção ao Palácio do Governo, pressionando Getúlio Vargas a atender suas reivindicações.
 
Passados 89 anos dessa conquista, o comerciário continua a luta pela valorização da sua profissão. Mas a história prova que essa luta só avança quando a categoria se une, pensa coletivo e se organiza através do Sindicato. Os trabalhadores devem estar conscientes da sua importância para a economia e trabalhar junto com o SECI contra a exploração patronal. Pois o bom profissional sabe o seu valor, tem consciência de que os direitos conquistados só foram possíveis pela luta sindical e, acima de tudo, busca não só trabalho digno como também uma sociedade justa. É esse o perfil dos comerciários que representamos. Parabéns a todos nós, comerciários, lembrando sempre que: JUNTOS SOMOS FORTES!
 
 



Fonte : Ascom/SECI







Av. 28 Abril • 621 • sala 302

Centro • Ipatinga • MG • CEP.35160-004

[31] 3822.1240