Divulgação
A cultura afrodescendente presente de forma marcante no povoado do Quilombo do Achado de Cima, é, sem dúvida, um dos principais patrimônios do local. Anualmente a comunidade quilombola realiza o evento em evento de celebração ao Dia da Consciência Negra, onde muitas pessoas que ainda não conheciam sobre a população local podem prestigiar um pouco da história, cultura e comidas típicas.
O 9º Encontro da Consciência Negra contará com várias apresentações culturais, como capoeira, batuque e moda de quatro, dança africana, apresentação com crianças da rede municipal de Educação e palestras sobre políticas públicas para a comunidade quilombola. A Comunidade Quilombo do Achado, que fica localizada na zona rural Achado de Cima de Santana do Paraíso/MG recebeu o título de reconhecimento de comunidade quilombola, expedido em dezembro de 2021 pela Fundação Cultural Palmares. A comunidade surgiu há cerca de 130 anos, após vários refugiados de fazendas das proximidades se instalarem na localidade, uma região com solo fértil e rica em frutas.
Éderson Caldas – Produtor
Antônio Paulo da Silva – Coordenador Geral
Mauro Clemente – Assistente de Produção
Marilane Ferreira – Assistente de Produção
Maria do Socorro – Assistente de Produção
Luiza Silva – Assistente de Produção
Projeto executado por meio da Lei Paulo Gustavo.
Realização: Antônio Paulo da Silva, Associação Quilombola Achado dos Pretos, Prefeitura de Santana do Paraíso e Ministério da Cultura.
Intagram: @achadoquilombo
Divulgação