Na sexta-feira, 18/04, feriado da Paixão de Cristo, todos os empregados do comércio de Ipatinga devem estar de folga. Com isso, além do comércio lojista de rua, todos os supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis, distribuidoras de gêneros alimentícios e lojas do shopping estarão fechados.
Segundo informações do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (SECI), essa norma está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nos Feriados 2025 assinada após negociação com o sindicato patronal. O documento prevê folga para os comerciários em seis feriados, dentre eles o da sexta-feira da Paixão. Em outros feriados, como no de Tiradentes (21/04), apenas o segmento de gêneros alimentícios pode utilizar a mão de obra de seus empregados. Mas, para isso, a CCT prevê condições como o pagamento de remuneração extra e benefícios aos comerciários que trabalharem no feriado. O documento na íntegra pode ser acessado no link Acordos do site seci.com.br.
Lojas de rua e situadas no shopping não tem autorização para utilizar a mão de obra de seus empregados em nenhum feriado. Embora exista um comunicado da administração do centro de compras dizendo que o funcionamento é facultativo, o SECI vê com preocupação esse informe. Afinal, uma loja que tenha porte para se instalar no shopping dificilmente conseguirá funcionar sem os empregados. Por isso, há muito risco de a empresa interpretar o comunicado de forma incorreta e ser multada por ter convocado empregados para o trabalho nos feriados. Mesmo os que ocupam cargo de gerência não podem trabalhar nesses dias. A multa por descumprimento da CCT de Feriados é no valor de um salário comercial por empregado prejudicado.